Proposta Técnica

A Proposta Técnica é reconhecida na Administração Pública como a composição de um conjunto de elementos necessários e suficientes, apresentando precisão adequada ao Objeto de contratação.

Dessa forma, a Proposta Técnica é o elemento chave para caracterizar os trabalhos de complexidades técnicas e executivas, onde o conteúdo da proposta, (cronograma físico, plano de dimensionamento e organização da equipe, metodologia executiva, plano de trabalho, etc), esclarecerão e definirão os meios de realização dos trabalhos estabelecidos no elemento convocatório, o Edital.

No setor privado, o elemento técnico é caracterizado por apresentar o plano técnico de ação da empresa a ser aplicado para realização do Objeto, atendendo os requisitos de escopo, as necessidades do Cliente e os objetivos do usuário final. A Proposta Técnica é mais do que um portfólio ou minuta de contrato, é um documento que estabelece o perfil técnico a será contratado e seu nível de capacitação para propor ações inovadoras, eficientes e eficazes à necessidade do contratante.

proposta técnica

Como resultado e produtos gerados, citam-se primordialmente:

CONHECIMENTO DO PROBLEMA – Incluindo os estudos geográficos, políticos, econômicos, sociais, técnicos e demais elementos relevantes à Concorrência.

PLANO DE TRABALHO – Envolvendo o estudo técnico do Objeto para elaboração de textos técnicos direcionados às requisições do edital, aplicando as principais práticas de gestão reconhecida pelo mercado.

CRONOGRAMA FÍSICO / FINANCEIRO – Utilizando softwares como MS Project e Primavera P6.

ORGANIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE EQUIPES – Incluindo a criação de organogramas, histogramas e descrição detalhada das atribuições.

ARTE GRÁFICA – Com o propósito de enriquecimento do material técnico desenvolvido, as ilustrações gráficas são elementos chaves a serem inseridos nas propostas técnicas. Os softwares utilizados são diversos, podendo destacar: Corel Draw, M.O. Visio, Canvas, X-Mind, Bizagi, AutoCad, Revit e Photoshop.